quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ESCOLA LIBERDADE ADERE À GREVE

Em reunião que aconteceu agora há pouco entre os servidores da Escola Estadual de Ensino Médio Liberdade, situada no Bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova, todos foram unânimes em concordar com a necessidade de reforçar a greve. 
A escola esteve parada por 60 dias para reforma, há duas semanas, em plena greve, a reforma foi concluída e os servidores ficaram no dilema: reiniciar as aulas, por conta dos dias parados, ou aderir ao movimento de greve. Muitos professores que dão aula nessa escola trabalham também em outras escolas que estão paralisadas. 
Diante dessa situação, alguns servidores da escola solicitaram a visita do comando de greve e da coordenação do SINTEPP para dialogar com os companheiros. Estivemos lá hoje no turno da manhã e no turno da tarde. Os companheiros entenderam que a reforma da escola faz parte de uma agenda do governo, e, é obrigação dele, não podendo interferir na luta da categoria. 
É esse espirito de companheirismo e consciência de classe que esperamos de todos os nossos companheiros. 
A GREVE CONTINUA, JATENE, A CULPA É TUA! 





ELEIÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA

 

Agora é lei.

Ponto de luta não só do SINTEPP, mas de todos os sindicatos que defendem uma educação pública de qualidade baseada na democracia, a eleição para diretor de escola agora é lei em Marabá. Há trinta anos fazendo parte dos debates em todos os fóruns de discussão do SINTEPP, a coordenação da subsede de Marabá conseguiu, depois de muita polêmica, forçar o governo a instituir a comissão que elaborou o projeto de lei que foi aprovado ontem, dia 30/10, pela Câmara Municipal com 20 votos a favor e uma abstenção. 
O próximo passo agora é a publicão do edital convocando as eleições, a ser expedido pela Secretaria de Educação, após o qual se realizará o pleito. Essa é uma conquista significativa, pois tira os diretores de escola das mãos de vereadores e políticos de plantão que apadrinham as indicações para a função de diretor visando manter a escola como seu "curral" eleitoral. 
A comunidade escolar precisa, no entanto, ficar atenta aos candidatos que se apresentem como amigo do vereador A ou B. Não vamos permitir que essas velhas práticas coronelialistas continuem enraizadas no meio da educação.
É preciso avaliar o projeto de trabalho de cada candidato a diretor, é preciso termos cuidado para não elegermos diretores com histórico de perseguição ao servidor, diretor amigo do governo e que defende com "unhas e dentes" a sua perpetuação na função é um perigo. 
A data prevista pelo governo inicialmente era que as eleições acontecessem no próximo dia 19/11, mas, pelo andar da carruagem, paarece que estão querendo empurrar para mais adiante. Isso é ruim porque deixa as escolas num clima de indecisão. O SINTEPP se manterá atento a fim de garantir que o processo de fato aconteça e que a lei se cumpra. 

 OBSERVAÇÃO: todos os interessados a concorrer precisa esperar a publicação do edital, ainda não estão abertas as inscrições, quem fizer campanha antecipada poderá ser punido.

CONVOCATÓRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE ESCOLA


CONVOCATÓRIA

Convocamos todos os Conselheiros Representantes de Escola do Município de Marabá a se fazerem presentes a uma Reunião Extraordinária do Conselho de Representantes de Escolas do Município - CREM, na qual estaremos tratando da seguinte pauta: 
  1. Informes Gerais da Coordenação do SINTEPP;
  2. Lotação do Servidor Municipal;
  3. Plano de Saúde Unimed;
  4. Progressões;
  5. Posse da Nova Coordenação do SINTEPP Subsede Marabá.
LOCAL: Auditório da EMEF José Mendonça Vergulino
DATA: 01/11, sexta-feira
HORÁRIO: A partir das 16:30 horas.

Contamos com a participação de todos.

Atenciosamente,

A Coordenação

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Assembleia do Conselho Municipal de Representantes Escolar

Dia 01 de novembro, o Conselho de Representantes deverá reunir para deliberar sobre a seguinte pauta:

1. Informes Gerais;
2. Eleições de Diretores
3. Lotação dos servidores de apoio;
4. Posse da Coordenação do SINTEPP.

FESTA DO SERVIDOR DA EDUCAÇÃO

Você não pode perder!



ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP, subsede Marabá, convoca a todos os servidores da Rede Estadual a comparecerem hoje, 30/10, a uma grande assembleia a ser realizada no auditório da EMEF José Mendonça Vergulino, no horário das 18 às 20 horas. 
Pauta:
  1. Informes da Assembleia em Belém;
  2. Calendário da Greve.

A coordenação

CATAEGORIA AGUARDA RESULTADO DA ASSEMBLEIA EM BELÉM

Em assembleia realizada ontem no Auditório do Campus I com servidores da Rede Estadual de Educação, os que estiveram presentes se posicionaram a favor de manter o movimento de greve até que se consiga alcançar os pontos de pautas da greve. Todos foram unânimes em dizer que Marabá não pode recuar a luta enquanto o comando de greve na capital não concluir as negociações com o governo. 
PROF. LENILSON
 Professor Lenilso, lotado no CAIC, se posicionou dizendo que "estamos vivendo um momento histórico, temos que apoiar a companheirada que está apanhando. Sou contra retornarmos com as mãos vazias, uma vez que no próximo ano teremos, provavelmente, que enfrentar outra greve". 
professor Joseilson
 "Quando começamos a greve, tínhamos uma pauta que ainda não foi atendida. Acredito que o governo não se rende porque a educação é a única categoria onde a greve não traz perdas uma vez que as aulas são repostas", professor Joseilson.


A professora Heidiane falou veementemente que as perseguições são verídicas, mas não podemos aceitar o papel paternalista e assumirmos funções que são próprias do estado. 
professora Heidiane














Professora Katiúcia foi uma das que fez discurso mais empolgante, segundo ela "terminar a greve agora é admitirmos que somos fracos. A gente sabe que o estado está parado e a greve gera pressão. Falta concurso público porque os contratados são votos garantidos. Temos que adotar a estratégia de buscar o servidor indignado para participar do movimento. A hora-atividade é uma realidade no Estado do Maranhão há muito tempo, mas que aqui o governo quer fugir da discussão. Nós que estamos na base temos que tomar a decisão pela luta".
Professora Katiúcia
A categoria aprovou aguardarmos o resultado da assembleia que acontece hoje, 30/10, na capital, para então construirmos o calendário de greve para Marabá.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL HOJE



Convocamos a todos os companheiros, trabalhadores em educação, da rede estadual em Marabá a participar de uma assembleia a ser realizada hoje, às 18 horas no auditório da UFPA, campus I, para tratarmos da seguinte pauta:

  1. Informes gerais da greve;
  2. Calendário de greve estadual em Marabá.

Dia do Servidor Público

 
Dia 28 de outubro: Dia do servidor público

Caros filiados, 

O dia 28 de outubro, há muito tempo deixou de ser um dia de comemoração. Porém, não deixou de ser um dia importante para nós. É em outubro que avaliamos nossas conquistas, nossas reivindicações e reforçamos nossas pautas. 
É exatamente neste dia que percebemos o quanto ainda precisamos avançar e o quanto ainda precisamos lutar. Apesar dos avanços, nossa categoria ainda está precarizada e trabalhando em um ambiente de trabalho completamente inadequado para o processo de aprendizagem. 
Ainda neste ano, estamos tentando garantir o processo de eleição direta para diretores, plano de saúde (contribuição da PMM), a unificação do nosso Plano de Carreira para garantir carreira e valorização para todos os trabalhadores em educação e esperamos iniciar o ano de 2014 já com todos os profissionais de magistério lotados com a sua devida hora atividade. Queremos ainda que o governo apresente com urgência um calendário de reforma e construção de escolas! Chega de trabalhar em escolas sucateadas!
A festa do servidor, que ocorre tradicionalmente todos os anos no mês de outubro, será realizada no dia 09 de novembro de 2013; apesar dos avanços divulgados pelo próprio prefeito municipal em NOTA OFICIAL, compreendemos que a nossa festa será um momento de reflexão para todos nós, pois voltamos a deixar claro que há muito a ser feito para que o servidor seja de fato valorizado. 
Por fim, agradecemos a confiança de todos os nossos filiados e desejamos a todos um bom final de semana e feriado. 

A Coordenação

sábado, 26 de outubro de 2013

NOTÍCIAS DA GREVE ESTADUAL

ASSEMBLEIA EM FRENTE AO SEDUCÃO

Aos companheiros e companheiras da Rede Estadual,

O SINTEPP Subsede Marabá está desde quinta-feira reforçando o movimento da categoria na cidade de Belém. Nosso objetivo aqui é mostrar que o interior está engajado nessa luta. Mostrar para o governo Simão Jatene, o inimigo da educação, que a revolta contra ele é generalizada em todo estado do Pará, que a greve não acontece somente na capital, mas em todo estado.
Nosso movimento já está dando resultado, pois o governo teve que recuar em sua decisão de só negociar com a categoria se houvesse o fim da greve. Querendo ele com esse discurso nos enganar mais uma vez, com a promessa de negociação futura. No entanto, a categoria se manteve organizada, ocupando o prédio da Seduc, sendo repelida e desrespeitada pela força opressora da polícia que age a mando do governo. O spray de pimenta que nossos companheiros receberam na cara, foi o estopim para trazer toda a indignação pública contra o governo do Simão Jatene, que se arma com decisões e opiniões de promotores e juízes vendidos para tentar intimidar o categoria. Todavia, Jatene e sua escudeira, Alice Viana, já perceberam que essa estratégia não vai funcionar contra os trabalhadores da educação, resolutos na defesa de seus direitos.
Jatene dobrou as pernas e se ajoelhou voltando a negociar, alguns pontos já foram acertados e outros referentes a hora-atividade estão postos na mesa. Por isso em assembleia realizada, sexta-feira, dia 25, a categoria decidiu pela desocupação do prédio da Seduc; porém isso não significa o fim da greve. Terça-feira haverá grande assembleia onde o comando de greve apresentará as os avanços da negociação com o governo.
Portando, solicitamos aos companheiros se manterem com o mesmo espírito aguerrido para o embate, prontos para resistir por quanto tempo for preciso, a fim de que possamos garantir nossos direitos. 
Educadores de vários municípios acamparam em frente e dentro da SEDUC

28/10/2013 - Ponto facultado

Caros filiados,

Dia 28 de outubro foi declarado ponto facultativo pela Prefeitura. Nenhum trabalhador em educacao deve trabalhar neste dia.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Servidores da Educação deverão procurar o PROCON para denunciar a UNIMED

Quem compara não deve assinar nenhum contrato com a Unimed! Este é o recado que estamos enviando para toda a categoria! 
Amanhã estaremos em Belém e deveremos procurar uma proposta de plano de saúde que atenda os interesses de nossa categoria. Nós não podemos ficar reféns de uma plano de saúde que não respeita os trabalhadores em educação. Somos sabedores que a decisão da UNIMED de mudar as regras do nosso contrato é contra as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde. As mudanças só poderiam ser feitas se houvesse a anuência do cliente Unimed. 

Aguardem orientação deste sindicato, não assinem contrato algum!

O processo abaixo deixa claro que a Unimed não terá respaldo legal para alterar o nosso contrato. Observem que a mesma realizou a alteração contratual de forma unilateral!

Processo: AC 70032707994 RS
Relator(a): Léo Romi Pilau Júnior
Julgamento: 30/06/2011
Órgão Julgador: Sexta Câmara Cível
Publicação: Diário da Justiça do dia 05/07/2011

Ementa

APELAÇÃO CÍVEL. SEGUROS. PLANO DE SAÚDE. CLÁUSULAS CONTRATUAIS QUE PREVÊEM O REAJUSTE DA MENSALIDADE EM DECORRÊNCIA DA ALTERAÇÃO DO NÍVEL DE SINISTRALIDADE EM PERCENTUAL SUPERIOR AOS ESTABELECIDOS PELA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLR, E O CANCELAMENTO UNILATERAL DO CONTRATO. ABUSIVIDADE. APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. APELAÇÃO DESPROVIDA.
(Apelação Cível Nº 70032707994, Sexta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Léo Romi Pilau Júnior, Julgado em 30/06/2011)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Esclarecimentos sobre a Greve da Rede Estadual em Marabá...

Caros servidores, 
Apesar da greve ter sido decidida em Belém, em Marabá tivemos o cuidado de realizar Assembleia Geral para ratificar a decisão dos companheiros e companheiras de Marabá. A nossa Assembleia decidiu ratificar a greve e aprovou um comando de greve e uma agenda. Tudo isso foi cumprido pela coordenação do SINTEPP-SUBSEDE DE MARABÁ. 
Exatamente por isso, não compreendemos o por quê de alguns covardes estarem na base espalhando boatos de que o SINTEPP abandonou a greve. Na quarta-feira passada (16/10/13), realizamos Assembleia Geral e foi decidido que os servidores em greve participariam dos três dias do VI Congresso da Regional Sudeste do SINTEPP realizado nos dia 17, 18 e 19 de outubro de 2013. Lamentavelmente, os servidores não compareceram e alguns ainda saíram por aí espalhando boatos de que a greve estava abandonada pelo próprio SINTEPP. Para nós o nome dessa postura é Covardia de não assumir que não quer continuar na Greve e mais uma vez ficam procurando desculpas e culpados! 
Este mês estivemos em várias escolas tentando garantir a greve, sendo que obtivemos êxito na Escola Pequeno Príncipe e Gabriel Sales Pimenta. Debatemos com os alunos e com a comunidade. Nesta segunda e terça (21 e 22 de outubro) realizamos panfletagem com a participação somente da Coordenação do SINTEPP! O que deixa claro que o SINTEPP está cumprindo com a Agenda da Greve! Há duas semanas tentamos levar um grupo daqui de Marabá para participar de Assembleia em Belém, mas infelizmente os companheiros não querem construir a Greve! Esta semana estamos fazendo mais um esforço de levar uma delegação para Belém, para participar da Assembleia do dia 24/10/13, às 15:00 horas, conforme já publicado no Blog do SINTEPP. Até agora somente duas pessoas confirmaram a disponibilidade. 
Portanto, companheiros, no que pese os nossos problemas, não somos nós que estamos abandonando a Greve. A informação que temos é que muitos professores estão viajando. Passando o Círio em Belém e fazendo turismo em outras regiões do nosso país. Não podemos lutar contra isso!

VI CONGRESSO DA REGIONAL SUDESTE DO SINTEPP

Veja alguns clic.
Primeiro e segundo dia muito debate.






























Na noite de sexta-feira, aconteceu a Cultural com muita música e diversão na Sede Campestre Professor Evandro Viana.

















No último dia aconteceu a eleição da nova Coordenação da Regional Sudeste. Os ânimos se exaltaram e o debate pegou fogo.
(Logo em breve postarei as fotos)