terça-feira, 17 de junho de 2014

O SISTEMA DE CICLO EM MARABÁ ESTÁ FALIDO, DIZ SECRETÁRIO

Aconteceu ontem reunião com secretário de educação e diversas representações, entre elas o Conselho Municipal de Educação e o Sintepp. O objetivo foi tratar do grau de letramento dos alunos do primeiro ciclo da rede municipal de educação. O secretário mostrou-se preocupado com os números levantados por sua equipe, que foram retirados das estatísticas encaminhados à secretaria pelas escolas. Os números são de fato reveladores e preocupantes.
No polo da Nova Marabá, por exemplo, das cinco escolas tomadas por amostragem de um universo de 318 alunos que terminaram o 3º ano do primeiro ciclo apenas 112, isto é, 37,64% foram tidos como alfabetizados. Nesse mesmo grupo de escolas, de um total de 296 alunos que concluíram o 4º ano, apenas 87 produz texto coerentemente. 
No Polo da Cidade Nova foram analisadas as escolas os números foram mais alarmantes - de 348 alunos que terminaram o 3º ano do primeiro ciclo, apenas 99 estavam alfabetizados, isto significa 28,84%; ou seja, 71,16% desses alunos terminaram o primeiro ciclo sem estar alfabetizados. Nos demais polos a realidade não é diferente. O nível de alfabetização dos alunos continua o mesmo. 
Durante a reunião foram feitas várias colocações dos presentes, segundo a professora Jaide, representante do CME, esses números poderiam ser bem piores, pois em muitos casos são mascarados pela escola para encobrir a realidade. O secretário de educação foi bem enfático em dizer que, se isso acontece é por irresponsabilidade do gestor escolar; se comprovado, isso é caso de afastamento do diretor.  Jaide denunciou também, que em muitos casos, quando o professor entrega ao coordenador da escola um mapa de notas mostrando o baixo desempenho da maioria dos alunos, o mapa de notas é devolvido ao professor para que ele "conserte" as notas.  (Será que isso acontece mesmo? Acho que não!) Fato esse que vai mascarando uma realidade que estoura mais na frente quando o aluno progride para séries mais avançadas sem nenhum aprendizado. "Isso é um absurdo, temos que acabar com isso, se o aluno não tem condições, não deve progredir", disse o secretário de educação. 
Dentre as possíveis soluções para esse problema, há a proposta da secretaria de rever a proposta de ciclo para o município. Segundo a equipe do secretário, em muitos estados e municípios esse sistema já foi superado. O secretário pretende, segundo ele, dialogar com todos os diretores e coordenadores a fim de tirar um encaminhamento para o problema. 
Nossa crítica: como costuma dizer o prefeito - "não importa a cor do gato, contanto que ele pegue o rato" - nesse caso o rato é bem feio. Não importa o nome que se dê ao processo, ciclo ou serie, o que importa é que a criança termine um processo com competências adquiridas. Está evidente que há alguma coisa errada nesse processo, é preciso descobrir o erro e corrigi-lo. É preciso dar maior suporte e tranquilidade ao professor alfabetizador. É preciso estabelecer com clareza as competências que se quer alcançar nesse período da vida escolar. É preciso diagnosticar com seriedade, uma avaliação externa é uma boa ferramenta para isso. 
Alfabetizar não é pra qualquer um, tiro meu chapéu aos e às nobres colegas que se dispõem a essa missão. 



Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho muito forte essa afirmação,pois os ciclos é uma forma de organização do ensino que necessita da participação da comunidade onde está sendo implantado e que propiciou aos educadores a compreensão das fases de desenvolvimento das crianças,que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem e que cabe ao professor através de sua intervenção fazer com que esse aluno avance cada vez mais.Outro ponto muito importante foi a forma de enturmar os alunos por faixa etária e desenvolvimento global,mostrando a grande distorção idade série existente dentro das salas de aula. A forma como o professor passou a avaliar os alunos de forma contínua para redimensionar a sua prática pedagógica.Acredito que o que faltou foi mais empenho por parte dos envolvidos no processo,mais estudos para que todos pudessem conhecer a proposta e torná-la eficaz em nosso município.Os ciclos veio mostrar uma radiografia do ensino em nosso município.Muitos condenam porque tem que mudar a postura de toda a equipe,desenvolver metodologias dinâmicas e isso demanda tempo e muito trabalho.
Muitos problemas foram apresentados,agora em REDE com pessoas competentes e dispostas, temos a obrigação de superá-los em prol da educação de Marabá.Acredito nos ciclos.