A educação pública constitui um dos
direitos sociais básicos do cidadão brasileiro consagrados no artigo 6º e
206 da Constituição Federal de 1988, que definem os princípios que
norteiam o ensino público, como valorização dos profissionais da
educação e planos de cargos, carreira e remuneração com ingresso somente
através de concurso público.
A luta para tornar essa lei em algo
real, palpável e atender às necessidades da população, que clama por
serviços sociais de qualidade é um exercício que exige organização e
mobilização social permanentes. Nos discursos a educação é prioridade,
mas logo se tornam vazios e ficam carentes de substâncias morais e
éticas, quando se fala em mais investimentos para o setor, deixado para
segundo plano a construção do futuro melhor para as nossas crianças e
jovens.
Nosso estado detém índices capazes de
envergonhar qualquer cidadão, independente de seu grau de instrução, tal
a importância da educação para a construção de uma nação,
verdadeiramente, independente: temos o pior Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e o segundo pior Índice de
Desenvolvimento Humano em Educação, reflexos da falta de políticas
públicas eficiente voltadas à educação.
Assim, reafirmamos que nosso movimento
não é apenas por salários, é também, pela defesa da educação pública,
pois, estamos cansamos das propagandas enganosas feitas com o dinheiro
público, enquanto convivemos com a falta de ventilação e climatização
das salas de aula, de água potável, de espaços educacionais adequados,
com banheiros sem condições de uso e materiais didático-pedagógicos
insuficientes, sem falar na completa insegurança que assola a comunidade
escolar.
Quando se comemora o Dia do Professor
(15|10) gostaríamos de festejar a valorização de nossa profissão, porém,
por conta de nossas condições de trabalho estamos nas ruas, mobilizados
pela garantia de nossos direitos.
O Sindicato convida pais, responsáveis,
alunos e demais trabalhadores do serviço público a somarem-se a nós
nesta luta pela qualidade da educação pública como direito social
fundamental.
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