Mais uma vez os trabalhadores em educação protagonizaram na Câmara Municipal de Marabá, local escolhido para realização de mais uma assembleia decisiva na rodada de negociação com o governo municipal, hoje 26/01/16. Desde dezembro passado, quando o prefeito decidiu chutar o "pau da barraca" e declarar suas intenções de mexer no plano de carreira da educação, como forma de "ajustar" as contas que essa categoria tem estado que nem marimbondo espantado.
"O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo!", Esse foi um dos gritos de guerra ouvidos nas ruas de nossa cidade relicária. "O Sintepp somos nós, nossa força nossa voz!", é outro bordão preferido que parece unir setores historicamente separados dentro da educação. É uma multidão, pessoas que sempre estiveram na luta, pessoas que nunca participaram de uma greve, além daqueles que sempre estiveram atrelados a um governo. Todos unidos com o firme propósito de não deixar que se concretize o plano de corte do governo municipal.
É notório e cabe destaque a presença sempre marcante de três ex-secretários municipais de educação no movimento: professora Kátia Américo, professor Disney e professor Nerls; agora do lado de cá da luta. É bom lembrar que o Plano de Carreira, ora questionado pelo prefeito João Salame, construiu-se nos mandatos desses três ex-secretários. Não que sejam eles os pais da cria, essa paternidade se deve aos que sempre estiveram na luta juntos com o sindicato, e bem sabemos: governo é governo, categoria é categoria.
A decisão da categoria na assembleia foi de retornar para escola e cumprir essa semana de planejamento. Dia primeiro será feita nova assembleia para avaliar o fechamento das negociações com o governo. A categoria promete brecar o início do ano letivo, caso se mantenha essa verdadeira tortura psicológica que se instaurou no nosso município contra os trabalhadores da educação. Por isso, te prepara, João!
Um comentário:
Foi e tem sido um otimo trabalho realizado pela comissão ampliada e pelo SINTEPP. É perceptível o cansaço e a fadiga dos envolvidos que com certeza tem se debruçado por noites a fio, pra mostrar as irregularidades dessa gestão pautando as medidas em dados concretos. Esperamos sair vitoriosos desse iceberg que se abateu sobre a nossa cidade, que ao que parece atingiu somente a educação e claro, o nosso desejo é que se houver cortes, que não seja naqueles que já vem sendo penalizados historicamente. #pornenhumdireitoamenos. Um grande abraço e obrigada por nos representar tão bem.
Postar um comentário