terça-feira, 20 de agosto de 2019

ESCLARECIMENTOS: A SEMED E A OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA



Companheiros,


   É muito importante em tempos difíceis, o esclarecimento por parte da Semed sobre os Documentos que estão sendo enviados para as escolas sobre "Observação de Gestão de Sala Aula" e quais os reais objetivos desta ação, pois sabemos que acompanhamento pedagógico é fundamental do trabalho docente nas salas de aula para melhorar o ensino e aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, porém é interessante frisar a forma e  o tipo de abordagem de como está sendo realizada.
    
  Contudo, recebemos queixas de professores que estão na sala dizendo que estão sendo fiscalizados e também recebemos queixas de coordenadores dizendo que não é nada disso. Nós, como entidade estamos tentando compreender que espécie de avaliação é esta e qual é o marco regulatório de obrigatoriedade embasada nas legislações em curso no Brasil.

Assim, compartilhamos abaixo o ofício protocolado na SEMED:


Ofício nº 119. /2019
Marabá (PA), 20 de agosto de 2019.

Ilma. Sra.
Marilza Leite
Secretaria Municipal de Educação
SEMED
Marabá - Pará
Assunto: Observação de Gestão de Sala de Aula.

           Senhora Secretária,

 Ao cumprimentá-la, e considerando os termos do documento denominado "Observação de Gestão de Sala de Aula", o qual tem sido utilizado por Coordenadores/Orientadores Pedagógicos para avaliar a metodologia de ensino dos Professores, vimos por meio deste solicitar os seguintes esclarecimentos:

a) Qual a base legal para a utilização/aplicação do mencionado documento?

b) A partir da utilização/aplicação do referido documento, quais os procedimentos que a SEMED pretende adotar contra os professores, momento de aqueles que - porventura - vierem a ter uma avaliação considerada negativa ou insatisfatória?

c) A utilização/aplicação do citado documento tem o intuito de apenas diagnosticar o ensino da rede pública municipal ou tem o propósito, também, de ser utilizado para remoção de servidores, abertura de sindicâncias/PADs ou até mesmo ser um fator de relevância na avaliação de desempenho dos professores?

d) Se está sendo utilizado/aplicado um documento com o intuito de avaliar a metodologia de ensino dos professores, qual documento ou mecanismo será utilizado para avaliar a metodologia de trabalho dos coordenadores/orientadores pedagógicos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem não se resume, exclusivamente, às atividades desenvolvidas em sala de aula?

e) Se está sendo utilizado/aplicado um documento com o intuito de avaliar a metodologia de ensino dos professores, qual documento ou mecanismo será utilizado para avaliar a metodologia de trabalho dos diretores e vice-diretores, em como dos demais servidores, considerando que o processo de ensino-aprendizagem não se resume, exclusivamente, às atividades desenvolvidas em sala de aula?

f) Se está sendo utilizado/aplicado um documento com o intuito de avaliar a metodologia de ensino dos professores, qual documento ou mecanismo será utilizado para avaliar a qualidade das unidades de ensino, e de toda a estrutura fornecida pela SEMED, considerando que o processo de ensino-aprendizagem não se resume, exclusivamente, às atividades desenvolvidas em sala de aula?

g) Considerando que o já citado documento menciona a relação "plano / aula", e tendo em vista que a Prefeitura Municipal de Marabá se nega a implementar a hora-atividade, direito este garantido pela Lei do Piso, como avaliar os Professores sobre um tema que a própria Administração Pública se nega a fornecer a contrapartida? Ou a SEMED exigirá, doravante, que os Professores dediquem seus finais de semanas e suas folgas para elaborar os planos de aula?        

Sendo assim, gostaríamos de realizar o agendamento para debater e encaminhar a pauta.

Certos que podemos contar com sua colaboração e pronto atendimento, antecipamos agradecimentos.

Cordialmente,

JOYCE CORDEIRO REBELO
COORDENADORA GERAL
SUBSEDE MARABÁ






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