Ontem, 20/08, participamos da reunião na Escola Tereza Donato com direção da Rede Estadual de Ensino do CEEJA para debater a pauta do trabalho remoto dos professores.
Recebemos a denúncia que a direção havia convocado os professores para elaborarem seus planejamentos duas vezes por semana de forma presencial.
Dialogamos com a direção do CEEJA no intuito de pautar em qual legislação específica fora tomada tal decisão de convocação dos servidores, bem como reivindicamos a suspensão das atividades presenciais. Após diálogo entre as partes foi decidido pela suspensão das atividades presenciais. Desta forma, nossa categoria deve seguir com seus planejamentos em casa. Ao final da reunião, pontuamos que iríamos marcar reunião com a 4ª URE para ter uma definição oficial da SEDUC, tendo em vista que ocorreu reunião com o Sintepp Regional Sudeste na últims sexta, dia 14/08 com a presença do Coordenador Geral da Regional Sudeste, Rosemiro Laredo Fiel e da Coordenação Geral Estadual Cirlene Cabral e nada foi tratado sobre o ponto de planejamento presencial nas escolas.
Saimos rumo à Ure com o debate sobre o não retorno de atividades de planejamento presencial superado junto à direção da Escola Tereza Donato e conseguimos agenda para reunir com o professor Cristiano Gomes Lopes somente para o dia posterior, tendo em vista que a 4ª URE já estava em trabalho interno.
Hoje, dia 21/08, retornamos para a 4ª URE para reunião com o professor Cristiano Gomes para tratar do assunto que assegurou que não há nenhuma deliberação acerca da pauta e ainda aguarda um posicionamento da SEDUC. Há uma proposta de possível retorno que está sendo analisada pelos diretores, Conselho Estadual de Educação e Ministério Público e que ainda precisa de aprovação. Em consideração as atividades a serem feitas pelos professores, equipe pedagógica e equipe gestora, devem perpassar pelo planejamento, construção de planos de curso, currículo e construção de cadernos de atividades, onde os professores devem executar tal demanda de forma remota utilizando os meios digitais, não sendo obrigatório o comparecimento nas escolas.
Os encontros nas escolas irão depender de uma necessidade caso surja algum problema ou ocorrência que não foi possível resolver à distância, desde que a escola atenda os critérios da segurança sanitária., no entanto mantém-se a orientação das reuniões virtuais.
É oportuno mencionar que não há nenhum ato normativo de Governo do Estado acerca do retorno presencial para laborar as atividades pedagógicas. Assim, os professores devem manter seus trabalho remoto de forma virtual.
Sigamos em distanciamento social com precaução para mantermos o que temos de melhor deste mundo, que é nossa vida!
A COORDENAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário