Site divulga notícia falsa |
Circulou nessa semana, em alguns sites de notícias locais, uma notícia sobre um montante de 120 milhões recebidos pela prefeitura de Marabá a título de pagamento de precatórios do Fundef. Essa notícia gerou muitas expectativas, principalmente, entre os profissionais do magistério, que há muito tempo aguardam por esse dinheiro que lhes pertence por direito.
A notícia cita que "esse montante adicional foi depositado nos cofres da prefeitura". Afirma ainda que o SINTEPP "acompanha a movimentação dos precatórios" e que "há previsão de uma segunda parcela a ser paga pelo governo federal em 2025". Esse poste foi primeiramente publicado numa página de um jornal online no Instagram, e depois replicada em outros veículos.
No que diz respeito ao "montante adicional que foi depositado" é fake, não existe. Causa-nos estranheza que o fato não tenha sido verificado pelos autores da notícia. Assim como não entendemos o objetivo de publicar um fato facilmente verificável sua falsidade.
É estranho também citar o SINTEPP sem nem ter entrado em contato com a nossa coordenação.
Cabe lembrar que em 2023, a primeira parcela desse precatório chegou a estar depositada em uma conta judicial para ser transferida para a conta da prefeitura. Fato que não ocorreu, pois havia contestação sobre o valor a ser recebido por Marabá. A contestação foi acatada pela justiça, suspendendo o pagamento.
Ademais, é ainda importante dizer que ao se consultar o processo do precatório do município de Marabá, encontra-se como arquivado.
Portanto, não foi paga a primeira parcela, nem muito menos tem previsão de quando será paga uma segunda parcela.
Em suma: a notícia é falsa. É fake news. Parece que faltou pesquisa, sobrou intenções duvidosas e vontade de "lacrar".
A Coordenação
Nenhum comentário:
Postar um comentário