sexta-feira, 28 de março de 2025

SINTEPP PARTICIPA DA PRIMEIRA MESA DE NEGOCIAÇÃO COM A NOVA GESTÃO MUNICIPAL


Participamos, na tarde de hoje, 28/03, da primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente instituída pela atual gestão municipal, conforme Decreto Municipal nº 501/2025.

Cabe lembrarmos de que a Mesa de Negociação Permanente é uma importante instância de deliberação entre governo e categoria, alí representada por seus respectivos sindicatos.

Assim, nessa reunião inicial, além da reestruturação formal da Mesa, foram definidos os encaminhamentos iniciais para o processo de negociação com o governo municipal. 

Após as formalidades iniciais, iniciou-se os debates das pautas que têm aflingido os servidores das diversas caategorias. Entre os principais pontos de pauta, destacamos:

Reajuste Salarial: As entidades sindicais apresentaram a proposta de 27,5% de reajuste para os servidores de nível médio e superior, incluindo o magistério, com base nas perdas acumuladas dos últimos nove anos. Ficou previamente decidido nesta reunião que o mês de maio será considerado como data-base, com pagamento já incorporando o reajuste salarial, após as tratativas e apresentação de contraproposta por parte do governo ao longo do mês de abril.

•Vale-Alimentação: Foi proposta a elevação do valor para R$ 1.000,00 (um mil reais) considerando as perdas enfrentadas por todas as trabalhadoras e trabalhadores. Esse ponto também será retomado na próxima reunião da mesa, marcada para o dia 23 de abril, quando o governo deve apresentar sua contraproposta.


Ressaltamos que, após a apresentação da proposta do governo no dia 23 de abril, todas as entidades sindicais convocarão suas respectivas categorias para discutir e deliberar coletivamente sobre a aceitação ou não da proposta apresentada. Nenhuma decisão será tomada de forma isolada ou sem consulta à base, reafirmando o compromisso com a democracia sindical e a valorização da participação ativa das trabalhadoras e trabalhadores na condução do processo.

Reforçamos ainda que a Assembleia da categoria está mantida até o dia 10 de abril, e o SINTEPP fará a convocação para mobilização no dia 23, próximo ao local da negociação, a fim de garantir a participação organizada da categoria.

Seguimos firmes na luta por valorização e pelos direitos de todas as trabalhadoras e trabalhadores da educação pública do município de Marabá.


Coordenação Geral – SINTEPP Subsede Marabá

Nenhum comentário: